Esta componente do projecto visa:
- Definir e aprovar um modelo de Gestão comum para todos os municípios da região assente no SIM;
- Adequar o Sistema de Informação Municipal para a realidade e especificidades dos Municípios do Interior da Ilha de Santiago.
O modelo de gestão proposto assenta em dois pilares fundamentais nomeadamente "Um atendimento eficiente ao Municipe" sustentado numa "Organização Integrada dos serviços Municipais".
O pilar referente ao atendimento eficiente ao Municipe, coloca o cidadão no centro das atenções. O sistema de informação foi estruturado de forma a garantir a existência de um único centro de dados que inlcui todas as informações relevantes dos diferentes Departamentos Municipais. Desta forma o Cidadão Municipe possui um unico Cadastro no Municipio o que garante à partida uma maior eficiência no atendimento. A solução garante ainda a possibilidade de um atendimento centralizado ao cidadão sendo que a maior parte das informações pertinentes para a tomada de decisão poderão fluir por todos os Departamentos do Municipio em forma electrónica. A plataforma proposta permite ainda uma relação electrónica com o próprio cidadão, permitindo que o o Municipe possa interagir com o Municipio utilizando instrumentos tais como a INTERNET, os ATM's ou até o Telemovel.